Os equinodermos são animais marinhos como as estrelas-do-mar, bolachas-do-mar e ouriços-do-mar, que podemos ver quando visitamos alguma praia.
Os biólogos dizem que os equinodermos são de vida livre, ou seja, vivem soltos na água do mar, com exceção do lírio-do-mar, cuja maioria vive fixada a rochas no fundo do mar.
As estrelas-do-mar são facilmente encontradas, deslocando-se no fundo do oceano, assim como os ouriços-do-mar. Por vezes alguns ouriços são encontrados próximos a rochas, onde cavam buracos que servirão de abrigo.
A palavra “equinodermos” vem do grego e significa echinos = espinho; dermatos = pele, ou seja, os equinodermos são animais que possuem o corpo todo recoberto por espinhos. Estes, além de terem função de defesa, também atuam na locomoção do animal.
Na figura podemos ver um ouriço-do-mar com todos os seus espinhos. Esses animais possuem uma dieta bem variada, sendo que os ouriços-do-mar gostam de se alimentar de algas marinhas e pequenos animais.
Já as estrelas-do-mar se alimentam de ostras, mexilhões, outros equinodermos, corais e anêmonas-do-mar. Esses animais respiram através de pequenas brânquias que se encontram ao redor da boca do animal.
Os equinodermos possuem, na maioria das espécies, sexos separados, com fecundação externa, ou seja, macho e fêmea liberam seus gametas (espermatozoides e óvulos) na água para que sejam fecundados.
Dizemos que o desenvolvimento nesse animal é indireto, porque antes de se tornar um adulto, ele passa por uma ou mais formas larvais. Na imagem podemos observar as larvas de estrela-do-mar, que depois de um tempo sofrerão metamorfose e se tonarão estrelas-do-mar jovens.
Os equinodermos possuem uma característica bem curiosa: a capacidade de regeneração. Por possuírem essa capacidade, esses animais conseguem regenerar partes do corpo que foram danificadas. Os ouriços-do-mar, por exemplo, regeneram continuamente seus espinhos; e as estrelas-do-mar conseguem regenerar um ou mais braços perdidos.
As estrelas-do-mar possuem um disco central onde se localiza o seu sistema nervoso, que é muito simples. Se a estrelas-do-mar for dividida, ela pode se transformar em outra estrela, desde que haja uma parte do disco central na parte que foi retirada. Esses equinodermos possuem olhos muito simples localizados nas extremidades de cada braço, que são capazes apenas de perceber a luminosidade.
As estrelas-do-mar são equinodermos que possuem cinco braços. Alguns animais equinodermos são chamados de estrela-serpente, serpente-do-mar ou ainda ofiúro, que se parecem muito com as estrelas-do-mar por causa de seus braços longos e finos.
Outros animais que também são equinodermos são os pepinos-do-mar, as bolachas-do-mar e lírios-do-mar.
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/equinodermos.htm
Imagem mostra o tímido beijo entre a anêmona e a estrela-do-mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário