domingo, 2 de junho de 2019

Peixes

Os peixes são animais vertebrados, ou seja, com crânio presente. Eles vivem em ambientes aquáticos, seja em lagos, rios, represas ou mares. O tubarão é um peixe cartilaginoso sem opérculo.

São peixes de água doce: lambari, pintado, dourado, tilápia, piranha, tucunaré, etc. No mar encontra-se: atum, salmão, bacalhau, anchova, marlim, sardinha e vários outros.  

Tais animais apresentam nadadeiras e caudas, que permitem que eles nadem com muita facilidade. Muitos deles possuem escamas, e também brânquias, que são estruturas responsáveis pela respiração do animal, que acontece embaixo da água. Elas podem vir cobertas pelo opérculo, uma placa móvel e resistente, ou não, tal como nos tubarões, que apresentam, na região em que ficam as brânquias, somente fendas.     

Os peixes podem ser divididos em quatro grupos:  
Grupo dos peixes-bruxas
Esses animais vivem somente no mar. 
Possuem corpo longo e liso e boca sem dentes, redonda.    

Grupo das lampreias: 
A maioria das lampreias vive no mar. 
Elas possuem corpo longo e liso, e boca sem dentes e bem redonda.    

Grupo dos peixes cartilaginosos: 
O esqueleto é todo formado por cartilagem. 
A boca tem mandíbula e, na maioria desses peixes, ela é dotada de dentes bem resistentes. Exemplos: arraias, tubarões e quimeras.    

Grupo dos peixes ósseos: 
A maioria dos peixes é desse grupo. 
O esqueleto desses animais, que são dotados de mandíbula, é formado por ossos. Eles também apresentam uma estrutura chamada bexiga natatória, que ajuda na flutuação. Exemplos: cavalo-marinho, peixe-palhaço e sardinha.    

Os peixes do grupo dos peixes-bruxas e das lampreias também podem ser classificados em um único grupo: o dos agnatos, expressão que significa “peixes sem mandíbula”.  A temperatura corporal dos peixes varia de acordo com a do ambiente em que estão. 

Popularmente, animais assim eram classificados como de sangue frio, ou pecilotérmicos. Na atualidade, é correto dizer que são exotérmicos. A grande maioria dos peixes libera seus ovos na água, em uma grande quantidade. Depois de nascidos, os filhotes, chamados alevinos, costumam viver sem precisar da ajuda dos pais.  

Curiosidade:  
Os cavalos-marinhos não liberam ovos na água. Na verdade, os filhotes se desenvolvem dentro do corpo dos pais, mais precisamente no do macho.  Não é incrível?

Fonte bibliográfica:
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/peixes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário